Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

MUSEU DA PMPE

 
Terça - 05/07/11 12h25, atualizado em 05/07/11 12h27

Depois de 10 anos fechado, Museu da Polícia Militar reabre para visitação


A reabertura do espaço ao público faz parte da programação dos 186 anos da PM e inclui no acervo peças e equipamentos que fazem parte da memória do Estado

Da Redação do pe360graus.com

Um lugar onde a história de Pernambuco é o destaque. Assim é o Museu da Polícia Militar, que foi criado há 33 anos, mas estava desativado há uma década. Nesse período, o acervo ficou guardado em um depósito. Agora, a reabertura ao público faz parte da programação dos 186 anos da PM: o espaço está de portas abertas para visitação do público a partir desta terça-feira (5).

O museu funciona em um casarão do século 19. É um lugar com importância histórica, por onde já passou a imperatriz Teresa Cristina, quando acompanhou o marido, o imperador dom Pedro II, em visita a Pernambuco.

No acervo do museu, estão peças e equipamentos que relembram mais do que a história da PM: fazem parte da memória do Estado. “São muitas fotos que relembram a época do cangaço, feitos sociais, feitos históricos, bandas de música”, afirma o geógrafo e ex-diretor do museu, Coronel Carlos Bezerra Cavalcanti.

O lugar reúne também fardamentos de várias épocas da corporação. O grande destaque são os armamentos. “São armas importantes porque têm, além do valor bélico, um valor histórico. Temos também espadas antigas, inclusive”, diz o coronel.

Ele ressalta a importância do museu e de as escolas visitarem o espaço. “A Polícia Militar tem, em sua história, muita coisa a mostrar. O público-alvo do museu são as escolas porque a gente vê no aluno um alvo que pode valorizar o passado, que já foi muito glorioso e está sendo esquecido”, afirma.

O Museu da Polícia Militar fica na rua Benfica, 198, no bairro da Madalena, no Recife. O horário de funcionamento é das 9h a 13h e das 15h às 17h. As escolas interessadas em agendar visitas deve ligar para o telefone 3181-1108.





***

Nenhum comentário:

Postar um comentário