Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Grande oportunidade: CARTEIRA DE MOTORISTA DE GRAÇA

CNH Popular abre novas inscrições para mudança e adição de categoria

As inscrições seguem até o dia 25 e podem ser feitas pelo site do Detran; também está disponível no site a listagem com os primeiros 4 mil convocados para obtenção da primeira CNH

Da Redação do pe360graus.com

Até o próximo dia 25 de março, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) promove inscrições gratuitas para condutores habilitados que desejem mudar ou adicionar categorias às suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O procedimento pode ser feito pelo site do Detran e faz parte do programa CNH Popular, que visa promover a emissão gratuita do documento para a população de baixa renda.

Desde 2008, quando deu início do programa CNH Popular, o Detran-PE já emitiu 20.318 documentos de habilitação. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve: estar desempregado há mais de um ano; ter renda familiar de até três salários mínimos; ser trabalhador com renda mensal de até dois salários mínimos; ser aluno da rede pública de ensino; ser beneficiário do Bolsa Família ou do Chapéu de Palha ou comprovar que nunca teve acesso ao mercado de trabalho.

No site, os candidatos devem preencher o formulário on-line e aguardar a convocação do Detran para apresentar a documentação exigida. Na Região Metropolitana do Recife, os candidatos selecionados devem procurar a sede do Detran e, no interior, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Neste ano a capacidade de atendimento do Programa CNH Popular foi ampliada de 12 para 15 mil pessoas. Destas, um total de 80% das vagas é destinada a mudança para categorias profissionais “C”, “D” ou “E” e adição de categoria.

REQUISITOS PARA MUDANÇA DE CATEGORIA
Para mudar de categoria, a pessoa precisa de alguns requisitos. Os que desejarem se habilitar na Categoria “C”, já devem estar habilitados na Categoria “B” há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento infração média nos últimos 12 meses.

Para habilitação na categoria “D”, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria “B” há no mínimo dois anos, ou na Categoria “C”, há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente.

Já para quem deseja a mudança para categoria “E” deve ter no mínimo um ano na “C” ou na “D”, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.

Só serão habilitados os candidatos que forem aprovados nos exames pertinentes a cada Serviço de Habilitação, e após terem cumprido a carga horária dos cursos de formação de condutores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), necessários para a CNH solicitada.

CONVOCADOS PARA A PRIMEIRA HABILITAÇÃO
Também está disponível no site do Detran a listagem com os primeiros 4 mil convocados para obtenção da primeira CNH. A partir da próxima segunda-feira (14), os candidatos aprovados devem procurar o Detran-sede ou as Ciretrans Especiais para poder apresentar a documentação e dar início ao processo de habilitação.

No total, 200 mil pessoas se inscreveram entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário